Saiba dos cuidados necessários para o funcionamento correto do aquecedor à gás

Quem não gosta de um bom banho quente? Seja no frio ou até no calor, um banho quente é uma ótima forma de relaxar um pouco. O aquecedor a gás é uma opção para quem busca esta opção, porém, é preciso ter alguns cuidados com ele , para garantir o seu funcionamento ideal e a segurança de quem o usa.

Confira então, alguns dos principais.

Garanta que exista uma forma do ar escapar

O principal cuidado ao usar o aquecedor a gás é que as aberturas jamais devem ser fechadas. No momento da instalação elas foram feitas por um ótimo motivo: garantir que o gás escape e não se mantenha contidos no ambiente.

Por isso, é importante ficar muito atento no momento da instalação. Caso ocorra um vazamento, pode ser que o gás cause certos sintomas nos moradores, como tonturas, náuseas, desmaios e até a morte. Portanto, garanta que o sistema tem alguma tecnologia de fluxo balanceado ou hermético, para que o ar fique restrito dentro do aquecedor.

Uma boa dica para perceber se existe algum vazamento é observar a cor da chama. Se ela não estiver bem azulada, pode ser que haja um vazamento.

Os cuidados durante o uso

Praticamente qualquer aparelho precisa de manutenções preventivas, e com o aquecedor a gás isso não é diferente. Portanto, não se esqueça de fazer as manutenções nos intervalos adequados.

Você mesmo pode fazer uma inspeção simples para atestar as condições do aquecedor. Por exemplo, observe o estado das tubulações por onde o gás passa, visto que elas devem sempre estar bem conservadas. Também é importante fazer a limpeza periódica do equipamento.

No momento de usar o aquecedor também busque ter alguns cuidados. Por exemplo, evite sempre misturar a água fria para regular a temperatura. Opte sempre por usar a regulagem de temperatura do próprio aquecedor para encontrar a temperatura ideal. Caso contrário, se misturar a água fria, você está gastando gás à toa.

Outro cuidado importante é com as pilhas. Garanta que elas estejam sempre novas. Para perceber se elas precisam ser trocadas, fique atento a chama, que deve ser acesa em até 10 segundos.

O maior cuidado, contudo, é ao perceber um vazamento. Se sentir um cheiro estranho, corte imediatamente o gás do ambiente e espere um pouco até que o mesmo dissipe. Jamais use fósforos ou isqueiros, ou qualquer outro tipo de chama, ou ignição para detectar vazamentos.

Se você suspeitar que o mesmo existe, deixe para o técnico que irá fazer o teste. Existe um teste que você mesmo pode fazer e que é seguro. Passe um sabão em cima dos tubos e verifique se são feitas bolhas, caso a resposta seja sim, o vazamento existe. Mas, mesmo que este teste dê negativo e ainda sentir o cheio, não hesite em chamar o técnico.

Por fim, um último cuidado é caso for viajar. Nestas situações, é importante fechar o registro, pois caso ocorra algum problema ninguém estará lá para perceber.

Portanto, o maior cuidado que você pode ter com qualquer aquecedor a gás é contar com os melhores equipamentos. Então, se você quiser o funcionamento ideal e o melhor aparelho e peças de gás , entre no nosso site e confira as opções http://www.iconedistribuidora.com.br.